Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Princípios, Crenças e Valores
Início do conteúdo da página

Princípios, Crenças e Valores

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2015, 02h18 | Última atualização em Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 16h09 | Acessos: 638

Todos os princípios, crenças e valores adotados pelo Exército Brasileiro são importantes e devem ser cultuados, entretanto, no âmbito do 14º BI Mtz, os seguintes pilares deverão receber ênfase:

   a. Patriotismo

       Compreendido como a ação de amar a Pátria, sua História, Símbolo e Tradições, sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.

   b. Civismo

        Cultuar os símbolos nacionais, os valores, as tradições históricas, os patronos e preservar a memória militar.

   c. Profissionalismo

       Cumprir as obrigações funcionais com o conhecimento, seriedade, rigor e competência.

   d. Espírito de Corpo

       Compreendido como o orgulho coletivo de pertencer ao Exército e à organização militar onde serve. Reflete o grau de coesão da tropa e da camaradagem entre seus integrantes.

   e. Prontidão

       atributo que consiste em se manter permanentemente preparado espiritual e organicamente para atender, de imediato e de forma eficiente, às demandas de toda natureza.

   f. Proteção do Meio Ambiente

       Preservar o ambiente natural em níveis individuais e organizacionais para o benefício tanto do meio ambiente por si como dos seres humanos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

   g. Ética

       A ética relaciona-se aos costumes. São os princípios morais que regem a conduta pessoa e profissional dos indivíduos em relação à sociedade.

    i. Hierarquia e disciplina

       São a base institucional das Forças Armadas. A hierarquia militar é a ordenação da autoridades, em níveis diferentes. A disciplina é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam o organismo militar e coordenam seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo.

    j. Respeito à dignidade humana

       Todo ser humano tem seu valor particular como ser racional e livre, isto é, como pessoa, e como tal deve ser respeitado.

   k. Camaradagem.

       Pode ser entendida como a capacidade que deve ter cada militar de compreender e auxiliar os companheiros em qualquer situação.

    i. Dever

       Cumprir a legislação e a regulamentação a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.

   m. Coragem

        Ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implantar a decisão, mesmo com risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.

    n. Probidade

         O que é da Organização Militar deve ser utilizado em benefício dela.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página