Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aos Recém Transferidos
Início do conteúdo da página

Aos Recém Transferidos

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 12h16 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 14h08 | Acessos: 473

14º Batalhão de Infantaria Motorizado, Regimento Guararapes

 

No dia 01 de julho é comemorado o aniversário do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, data mais que especial para os integrantes desta histórica Unidade, pois remonta às lembranças dos mais diversos feitos e momentos deste Batalhão. 

O Regimento Guararapes completou este ano de 2023 seus 89 anos de serviço à Pátria. Nosso Batalhão desempenha papel fundamental na defesa e na preservação dos valores cívico-sociais, sendo exemplo de profissionalismo e dedicação.

O Batalhão ao passar dos anos recebeu diversas denominações, sendo cada uma delas um marco na sua existência. Em 1933, dava início aos trabalhos de construção do então 29º Batalhão de Caçadores (29º BC) e em 1934 sua fundação. O 29º BC teve importante participação contra a Intentona Comunista, em 1935, onde foram ceifadas a vida de dois militares, 1° Ten Lauro Leão Santa Rosa e o Cb João de Deus Araújo.

Sua mais notável denominação, porém, viria em 1941, com a criação do 14º Regimento de Infantaria, unidade advinda de oficiais, subtenentes e sargentos do 6º BC, sediado em Ipameri, Goiás e do 21º BC, sediado no Recife, Pernambuco.

Em 1974, deixa de existir o então 14º Regimento de Infantaria e este dá lugar ao 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, recebendo a denominação histórica de Regimento Guararapes.

Compondo a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada - Brigada Francisco Barreto de  Menezes e mantendo-se em permanente estado de prontidão, o Batalhão possui a missão  de conduzir o adestramento da tropa para obtenção do nível de operacionalidade para  integrar a Força de Emprego Geral, em caso de emprego na Defesa Externa e defesa  territorial, ficar em condições de realizar Operações de Garantia da Lei e da Ordem  (GLO) e participar de ações subsidiárias, de cooperação com  o desenvolvimento regional, bem-estar social e em ações de Defesa Civil, além de zelar pelas  áreas patrimoniais da União, delegadas ao 14º BI Mtz.

Durante sua trajetória, o Batalhão participou de diversas operações da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo elas: Pelo Batalhão Suez, na Força de Emergência das Nações Unidas, nas décadas de 1950 e 60, no Egito, em 1995, no 1º contingente de Força de Paz em Angola e nas décadas de 2000 e 2010, fez parte de 6 (seis) contingentes de Força de Paz no Haiti, devido à sua capacidade operativa, nível de profissionalismo e espírito de cumprimento de missão.

O Regimento Guararapes esteve, ainda, em importantes operações de Garantia da Lei e da Ordem, tais como a operação Hileia Pátria, Ilhéus, Salvador I e II, em 2013, Copa das Confederações e Copa do Mundo, em 2013 e 2014, Garantia de Votação e Apuração em 2012, 2014 e 2016, Garantia da Lei e da Ordem, no Rio Grande do Norte, com a Operação Potiguar I, II, em 2016 e Garantia da Lei e da Ordem, em Pernambuco, com a Operação Leão do Norte em 2016.

Não apenas atuando como “BRAÇO FORTE”, esta unidade também participa como a “MÃO AMIGA”, como é o caso da Operação Carro Pipa, apoiando as famílias do sertão nordestino carentes de água e a Defesa Civil por ocasião das fortes chuvas e suas drásticas consequências.

O "Catorzão" é um símbolo de orgulho e motivação para aqueles que por aqui passaram e passarão. Temos como brado: Guararapes! Brasil! Toda missão será cumprida! 

 

 

 

Jaboatão dos Guararapes

 Jaboatão dos Guararapes é um município brasileiro do estado de Pernambuco, Região Nordeste do país. Está localizado na Região Metropolitana do Recife, situando-se a sul da capital do estado, da qual dista cerca de 18 km. O 14º Batalhão de Infantaria Motorizado fica a aproximadamente 16 km do Marco Zero do Recife (ponto turístico bastante visitado).

Segundo o IBG, no censo de 2022, a população de Jaboatão era de 643.759 habitantes, com densidade demográfica de 2.488 habitantes por quilômetro quadrado.

 Ainda segundo o mesmo órgão, em 2021, o salário médio mensal era de 2 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 14.3%. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 41.4% da população nessas condições.

A área territorial do município é de 258,724 km², com área urbana de 74,52 km², ou seja, a maior parte do território de Jaboatão dos Guararapes é de Mata Atlântica.

 

O que fazer em Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda e quais os principais pontos turísticos da região?

 A Praia de Candeias fica a aproximadamente 18 km de distância do 14º BI Mtz, tem 3 km de extensão e fica próxima à Praia de Boa Viagem.

  Praia de Candeias, Jaboatão dos Guararapes | Litoral de Pernambuco | Guia  99Praia 2023 Praia de candeias - Pernambuco, Brasil - o que fazer e como chegar lá

  1. A Igreja de Nossa Senhora da Piedade, a “Capelinha”, fica a 17 km de distância do 14º BI Mtz e é um cartão postal da Praia de Piedade, que por sua vez é famosa pelo perigo de ataques de tubarão.

 Jaboatão dos Guararapes – Igreja de Nossa Senhora da Piedade | ipatrimônio IGREJINHA DE PIEDADE - LOCAL DE ATAQUES DE TUBARÕES - YouTube

 

  1. O Parque Histórico Nacional dos Guararapes fica a 16km do 14º BI Mtz e foi berço da Batalha dos Guararapes. Possui museu, capela e foi palco da Batalha dos Guararapes.

 

 PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DOS MONTE GUARARAPES — Câmara Municipal do  Jaboatão dos Guararapes  Jaboatão: um passeio pela história de Pernambuco no Morro dos Guararapes 

  1. O Instituto Ricardo Brennand fica a 15 km do 14º BI Mtz e possui museus, auditórios, jardins, biblioteca, restaurante e galerias de exposição.  

 Instituto Ricardo Brennand - Guia das Artes  Instituto Ricardo Brennand – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

  1. A Praça do Marco Zero fica no Recife, a 16 km do 14º BI Mtz. É um famoso cartão postal da cidade e atrai diversos turistas. Possui área gastronômica, feira de artesanato e galerias de arte.

 Praça do Marco Zero - O que saber antes de ir (ATUALIZADO 2023)  Marco Zero (Recife): como ir, principais atrações, dicas e fotos

  1. O bairro do Recife Antigo fica no Recife a 15 km do 14º BI Mtz e é o centro histórico da cidade. Possui diversas ruas que remontam a cultura portuguesa e holandesa, possui diversos museus e locais turísticos como o Museu Cais do Sertão, Museu Paço do Frevo, Caixa Cultural, Rua Bom Jesus e Avenida Barão do Rio Branco.

O que fazer no Recife Antigo à noite? Recife comemora 482 anos! - Ministério do Turismo

  1. O Museu Cais do Sertão fica no Recife a 17 km do 14º BI Mtz, é um museu interativo sobre a cultura sertaneja e Luiz Gonzaga, conhecido como “O Rei do Baião”.

Museu Cais do Sertão - Visit Recife  Museu Cais do Sertão | Brasil Arquitetura | Archello


  1. O Parque da Jaqueira fica no Recife, a 20 km do 14º BI Mtz, é um espaço público administrado pela prefeitura da cidade, é uma opção interessante de lazer como piqueniques, atividades físicas e passeios com a família.



Parque da Jaqueira - Visit Recife  Parque da Jaqueira – Foto de Parque da Jaqueira, Recife - Tripadvisor 

 

  1. O Centro Histórico de Olinda fica em Olinda, a 25 km do 14º BI Mtz, é um espaço público rico em cultura, possui galerias de arte, uma grande área gastronômica, igrejas, feiras de artesanato e mirantes. É um grande cartão postal por ser tombado como patrimônio histórico e famoso pelas ladeiras de Olinda.

Centro Histórico de Olinda – Wikipédia, a enciclopédia livre  Conhecendo o Centro Histórico de Olinda – Pernambuco – Trips da Pam

  1. O Shopping Rio Mar fica em Recife, a 15 km do 14º BI Mtz, é um grande empreendimento comercial do Norte-Nordeste e é o principal shopping da região. 

 RioMar Recife Mall - O que saber antes de ir (ATUALIZADO 2023) RioMar Recife fechado temporariamente a partir do dia 18 de março | RioMar  Recife

Fim do conteúdo da página