Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Formatura do Dia da Infantaria
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Formatura do Dia da Infantaria

Jaboatão dos Guararapes (PE) – No dia 21 de maio de 2021, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Regimento Guararapes”, participou da formatura...

  • Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 14h00
  • Acessos: 237

 

Jaboatão dos Guararapes (PE) – No dia 21 de maio de 2021, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Regimento Guararapes”, participou da formatura em homenagem ao Dia da Infantaria, no Quartel-General da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada – “Brigada Francisco Barreto de Menezes”.

A formatura foi restrita ao público interno e contou com a presença do General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante Militar do Nordeste; do General de Brigada Danilo Mota Alencar, Chefe do Estado-maior do CMNE; do Comandante da Brigada, o General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro; e de Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.  

Dentre os principais eventos da formatura, destacam-se: o canto da Canção da Infantaria; a Oração do Infante; a homenagem ao Patrono da Arma - Brigadeiro Antônio de Sampaio; a leitura do texto alusivo ao Dia da Infantaria; e a exposição de material e armamento.

Todas as atividades da formatura seguiram os protocolos de prevenção e combate à COVID-19.

 

A Infantaria brasileira tem a sua gênese com o nascimento do Exército Brasileiro na Batalha dos Guararapes de 1648. Combinando o emprego dos Terços de Infantaria com as características locais de guerra de emboscadas, expulsou o invasor holandês.

 

Abaixo, segue alguns trechos do texto alusivo ao Dia da Infantaria – 24 de maio de 2021:

“No dia 24 de maio, data natalícia do Brigadeiro Antônio Sampaio, o Exército Brasileiro celebra o Dia da Arma de Infantaria, a “Rainha da Armas”, em justa homenagem a um grande herói nacional.”

“A Infantaria do Exército Brasileiro continua sendo, em sua essência, a arma apta para o combate a pé em qualquer terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, comportando, atualmente, as seguintes especialidades: Polícia do Exército, Guarda, Pantanal, Caatinga, Selva, Leve, Aeromóvel, Montanha, Paraquedista, Motorizada, Mecanizada e Blindada.”

 “O fogo, o movimento e o combate aproximado são as suas características básicas e, a despeito dos modernos meios colocados à sua disposição, a Infantaria continua a depender fundamentalmente do homem, do valor moral do seu soldado e da capacidade de liderança e do preparo profissional de seus comandantes.”

“Infantes de Sampaio! Que os exemplos evidenciados por seu insigne patrono nos campos de batalha, marcados por coragem, disciplina, espírito de corpo, integridade, patriotismo e fé na missão do Exército, permaneçam vivos em seus corações, perpetuando as tradições, os valores e o espírito imortal do Brigadeiro Sampaio”

“Salve o Brigadeiro Sampaio! Salve a Infantaria do Exército Brasileiro!!!"

 

 

 

 

Revisão Final: Ten Cel Paiva

Coordenação e Revisão: 1º Ten Pereira

Fotos: Com Soc

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página